Pai Pode Expulsar Filho Maior de Idade? Guia 2022

por

Seja por motivos pessoais ou financeiros, quando os filhos já ficam maiores de idade, muitos pais têm o desejo de expulsar o filho de casa.

E aí, ficam na dúvida se é realmente possível expulsar o filho de casa se tem alguma lei que impeça ou que ajude isso acontecer.

Por esse motivo, perguntei a um amigo que é advogado se era possível o pai poder expulsar o filho maior de idade de casa, se tinha alguma lei que pudesse impedir isso. 

pai pode expulsar filho maior de idade

Então, no artigo de hoje, vou te contar se o pai pode expulsar o filho maior de idade de casa, é só ler até o final com atenção!

Pai pode expulsar filho maior de idade?

Quando nossos filhos completam maior idade ou já são um pouco mais velhos que isso, já pensamos logo na liberdade de não ter mais que se preocupar com a criação.

Então vem a questão de expulsar o filho de casa, já que muitos parecem que nunca vão sair da casa dos pais.

Mas, a mãe pode despejar o filho de casa ou o pai pode expulsar o filho de casa?

Se você planeja isso, não se preocupe pois não há nenhuma lei que te impeça disso.

Até mesmo porque eles são de maior idade e não precisam mais de seus cuidados.

Posso sofrer consequências por expulsar meu filho de casa?

Assim como falamos do assunto de expulsar o filho de casa, também entramos na questão de quão delicada é essa situação.

Afinal você estará expulsando seu filho de casa, você está expondo ele para o mundo deixando-o sem sua proteção e sem estar sob seus cuidados.

Mas afinal, você pode sofrer consequências por expulsar seu filho de casa?

mae pode despejar filho

A resposta é sim, mas depende do caso, caso seu filho tenha até 24 anos e seja estudante ele pode entrar com um processo de pensão alimentícia.

E as outras consequências são mais emocionais, onde você pode sofrer desgaste emocional e talvez problemas com a família por ter tomado essa decisão.

Como tirar o filho maior de idade de casa?

Muitos pais se questionam sobre como tirar o filho maior de idade de casa.

Aqui não irei dizer exatamente como fazer isso, porém irei te dar algumas dicas de leis que você pode sim expulsar seu filho de casa.

Em casos de agressão contra a mãe ou até mesmo agressões graves contra o pai, você pode sim colocar seu filho para fora de casa e, além disso, chamar ajuda (no caso da mãe) da Lei Maria da Penha, ou chamar a polícia.

Caso você seja o provedor da residência você pode colocar o seu filho para fora de casa, já que afinal você é o provedor da residência.

Agora um outro tópico que está incluso dentro deste é  o das situações.

colocar filho para fora de casa

Você pode levar em consideração algumas coisas para tirar seu filho de casa, mas é óbvio que analisando as situações muito bem como:

  • Avaliar se seu filho está tirando vantagem de você;
  • Avaliar se seu filho já consegue se virar sozinho (financeiro, mental e saúde).

Um adendo é que caso os pais, sejam idosos, o filho tem obrigação de sustentar você e o outro responsável, ou seja, o pai e a mãe.

Conclusão

Agora que você leu todo o artigo, espero ter conseguido tirar as suas dúvidas sobre o pai poder expulsar o filho maior de idade de casa. 

Como você viu, não há nenhuma lei que te impeça de fazer isso, a não ser claro que o seu filho seja portador de alguma doença física ou mental. 

Caso contrário, você tem o direito de expulsá-lo, dependendo da situação, como agressões, a leis que te permitem fazer isso, sem nenhum problema.

Você pode conferir também um artigo completo que te ajudará a descobrir se o seu filho usa alguma droga.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.