Por Que a Cabeça do Bebê Fica Quente? Guia 2022

por

É comum as mamães colocarem a mão na cabeça do seu bebê e perceber que ela está um pouco quente.

E aí, acabam ficando com dúvidas, se ele está com febre ou se outros fatores podem causar essa quentura na cabeça do bebê já que ele não apresenta nenhum sintoma a mais.

Também sou mãe, e quando meu filho era um bebê eu também percebia a cabeça dele quente as vezes e em uma consulta com o pediatra perguntei se isso era normal. 

porque a cabeça do bebe fica quente

Por isso, no artigo de hoje, irei te contar por que a cabeça do bebê fica quente, se isso é normal ou não, então é só conferir abaixo!

Por que a cabeça do bebê fica quente?

Durante a vida do bebê as mamães vão percebendo coisas incomuns que geram dúvidas e muitas vezes preocupações.

Uma dúvida muito frequente é a questão da cabeça do bebê, que sabemos que é uma região extremamente frágil do corpo, esquentar do nada.

As mães acabam brincando um pouco e pensando que deve ser estresse ou raiva mas não é nada disso e provavelmente está tudo bem com seu bebê.

No fim a cabeça do seu bebê fica quente, por nada mais nada menos, porque ele transpira.

Muitos bebês transpiram pela cabeça, o que é muito comum pelo fato dessa região ser bem quente, isso acontece principalmente durante a amamentação onde o bebê faz força para sugar o leite.

Por que a cabeça do bebê está quente e não está com febre?

Como vimos acima, a causa da cabeça quente do bebê é pelo fato dele transpirar, porém tem outras coisas que devem ser levadas em conta.

Diversas coisas podem causar a cabeça quente do bebê e a principal é as roupas.

cabeça do bebê quente

Muitos pais pecam na hora de por roupas em bebês, optam por estilo e não conforto, então acabam colocando roupas quentes demais ou muitas peças de roupa.

O que causa desidratação no bebê e muitas vezes a febre, então caso vá por roupas no bebê veja a temperatura e se a roupa está adequada e confortável.

É claro, que você não deve deixar de utilizar um termômetro, quando o bebê apresentar a cabeça quente para saber se ele está com febre, se você procura um, temos um artigo com as principais opções de termômetro para bebê.

Além disso, não deve deixar de consultar um pediatra em casos de desconforto maior.

É normal a cabeça do bebê ficar quente?

Afinal, é normal a cabeça do bebê ficar quente?

A resposta é sim, isso ocorre muitas vezes e com frequência como disse acima, causado pela força durante a amamentação ou a quantidade de roupas.

Porém, você deve ficar atento quando o bebê demonstra muito desconforto ou estar muito inquieto, como exemplo, não parar de chorar.

Você deve procurar um médico ou pediatra para saber o que está acontecendo de errado.

A febre no bebê ocorre quando a temperatura do seu corpo em geral ultrapassa os 38,5º graus, e caso ela esteja muito elevada consulte um médico urgentemente.

o que pode ser cabeça do bebe quente

É claro que caso opte por utilizar remédios, se informe muito bem antes de dar qualquer tipo de medicamento para o bebê.

Além de se informar também se ele tem alguma alergia ao medicamento.

Conclusão

Agora que você leu o que tudo que te conte, já sabe o porquê da cabeça do seu bebê ficar quente às vezes.

Existem alguns fatores que podem fazer com que a cabeça do bebê fique quente, então pode ficar despreocupada porque nem sempre quer dizer que ele está doente. 

Claro que se ele apresentar outros sintomas, e estiver demonstrando muito incômodo é importante que você leve-o ao médico. 

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.