Qual Fruta Grávida Não Pode Comer? Guia 2022

por

Todos nós sabemos que as frutas são fontes de vitaminas e minerais essenciais para a saúde e manutenção do nosso corpo.

Mas a gravidez por ser uma fase delicada e que requer mais atenção nos alimentos, muitas grávidas se questionam se há alguma fruta que grávida não pode comer.

Na época da minha gravidez, também tive alguns questionamentos iguais a esses, e perguntei ao meu médico se havia alguma restrição em relação a frutas.

qual fruta grávida não pode comer

Por isso, no artigo de hoje, irei estar te contando se existe alguma fruta que grávida não pode comer, se ficou curiosa é só continuar lendo!

Qual fruta grávida não pode comer?

Durante a gravidez sabemos o quão difícil é confiar, e comer de tudo, já que estamos em um período complicado onde somos frágeis e não podemos comer qualquer coisa.

E uma das coisas mais recomendadas é o consumo de comidas saudáveis como frutas, legumes, verduras, entre outros, já que fazem bem para saúde e para a gestação.

As frutas são recomendadas por serem fontes de vitaminas e nutrientes, são uma opção viável, mais prática e também mais fáceis de serem encontradas.

Mas uma dúvida comum que fica é qual fruta grávida não pode comer.

E por incrível que pareça não existe uma restrição para qual fruta grávida não pode comer, e sim, grávidas podem comer qualquer tipo de fruta.

O que pode acontecer é algumas frutas serem melhores que outras para serem consumidas nessa fase.

Também pode ser que você tenha diabetes ou pretensão a ter e o seu médico pedir para você evitar comer frutas com muito açúcar, por exemplo.

Abaixo iremos falar um pouco mais sobre as melhores frutas que grávidas podem comer, que são melhores para serem consumidas nessa fase e que não tem uma “restrição” de quantidade.

Melhores frutas para comer durante a gravidez

fruta faz mal para gravida

Algumas das melhores frutas categorizadas pelos especialistas podem ser comidas sem restrição e fazem muito bem para a gestação e para a mulher, são:

  • Abacate;
  • Abacaxi;
  • Banana;
  • Caqui;
  • Laranja;
  • Maçã e
  • Morango.

Tendo ótimos benefícios e sendo eficazes em vários fatores da gestação, incluindo em manter a saúde da mãe, do feto e o melhor desenvolvimento da gestação.

Benefícios de comer frutas durante a gravidez

Aqui iremos comentar sobre os benefícios de comer frutas durante a gravidez, já que são recomendadas pelos especialistas, o comum é que sejam e tenham bons efeitos.

E vai ser sobre esses efeitos que iremos falar, e detalhar mais sobre quais são e em que parte ajudam, principalmente na área da gestação em si.

A maioria das frutas possuem vitaminas, que a maior parte, senão todas, ajudam nos sistemas do corpo, como sistema imunológico, sistema nervoso, entre outros.

Além da ajuda também tem a ação de fortalecimento, como o fortalecimento da imunidade, fortalecimento do sistema geral e também da saúde.

Muitas frutas têm ações antioxidantes, ajudando na eliminação de toxinas, e eliminação de metais como chumbo e mercúrio do corpo.

Outras têm a ação de aumentar a imunidade do bebê, também na prevenção de doenças que podem afetar o bebê dentro da barriga e também fora.

E por último também tem aquelas que ajudam na aceleração do metabolismo e também na redução arterial, ou redução da pressão da gestante.

pode comer fruta durante a gravidez

Então, você deve procurar consumir aquela fruta que você tem mais necessidade dos seus benefícios, seja na absorção das vitaminas, no fortalecimento do corpo, imunidade, entre outros.

É sempre bom que a consulta ao seu médico esteja em dia, para que ele possa recomendar as melhores frutas para a sua dieta, nessa fase tão importante.

Conclusão

Depois de ler toda essa explicação sobre frutas na gravidez espero ter conseguido sanar as suas dúvidas em relação a grávida pode comê-las ou não.

Como te falei, não existe nenhuma fruta que seja restrita a todas as grávidas, todas elas possuem funções que são essenciais para o nosso corpo.

O que pode ocorrer é você ter algum tipo de restrição, como diabetes, ou precisar de vitaminas e minerais específicas de determinadas frutas do que de outras.

Por isso, é muito importante que a consulta ao seu médico esteja em dia, para que ele possa recomendar as frutas essenciais para você.

Veja também se grávida pode fazer doação de sangue aqui na Mãe Experiente.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.