Quando Tirar O Bebê Do Quarto Dos Pais? Guia 2022

por

A fase que o bebê dorme no mesmo quarto dos pais pode ser muito difícil para alguns papais e mamães, pois não conseguem de fato ter uma boa noite de sono, não conseguindo descansar e nem conseguir ter privacidade.

Como mãe, essa fase também foi um pouco complicada para mim, então fui ao pediatra perguntar qual é a idade ideal para tirar o bebê do quarto dos pais.

quando tirar o bebe do quarto dos pais

No artigo de hoje vou te contar quando tirar o bebê do quarto dos pais e ainda vou dar algumas dicas de segurança para quando ele for para o próprio quarto, é só conferir abaixo!

Quando Tirar o Bebê do Quarto dos Pais?

Você pode começar o processo de retirar o bebê do seu quarto com 1 ano de idade, mas isso varia de acordo com a rotina de cada família.

Sabemos que o filho criar independência e dormir no seu próprio quarto é muito importante, afinal, não vemos a hora de dormir e descansar de verdade e ter mais intimidade com o nosso cônjuge.

Esse processo de tirar o bebê do quarto dos pais deve ser o mais confortável possível para seu filho, mantendo um ambiente agradável para ele.

Temos um artigo completo no nosso blog que mostra como ensinar o bebê a dormir sozinho e pode ser muito útil para você nesse momento de transição.

Até Quando o Bebê Deve Dormir com os Pais?

Os pediatras afirmam que a partir dos primeiros 6 meses o bebê deve começar a dormir no berço, ainda no quarto dos pais, e logo com 1 ano de idade se mudar para o seu quarto.

Isso deve ocorrer ainda cedo, pois esse processo é muito complicado para os filhos e quanto mais velho ele for, mais difícil isso será.

Por que os Filhos Não Devem Dormir com os Pais?

com quantos meses devo tirar o bebê do meu quarto

Além do fato de isso gerar um problema com o filho ficar mais velho e não querer dormir sozinho, existem outras questões.

O filho não querer dormir sozinho pode causar problemas para a evolução e o desenvolvimento da criança, podendo não desenvolver autonomia e também vários outros problemas de dependência dos pais.

Dicas de Como Manter o Bebê Seguro Dormindo Sozinho

Muitas mamães na fase de transição do quarto dos pais para o quarto do bebê se sentem inseguras em relação à segurança da criança.

Para garantirmos maior segurança do bebê, podemos utilizar alguns recursos e seguir algumas dicas também. Veja abaixo!

Grades ou telas na janela 

Utilizar grades e telas na janela pode ajudar na proteção do quarto do bebê, evitando a entrada de bichos.

Usar protetores de quinas e tomadas 

Usar protetores de quinas dos móveis e de tomadas evita acidentes graves com os bebês, por isso muitas mães indicam utilizar esses equipamentos.

Usar babá eletrônica 

A babá eletrônica é um item de segurança fundamental para quem tem bebês em casa, podendo ser monitorados 24hrs durante o dia e a noite.

Cuidados com o berço ou a cama

É importante que o berço ou a cama que você irá comprar para o seu bebê tenha o selo de segurança do Inmetro, pois mostra que foi um produto testado.

Também é importante verificar se foi montado corretamente sem nenhuma peça solta ou se ele não está fixo no chão. 

Além disso, é importante que o berço ou a cama tenha proteções laterais para que evite que o bebê caia no chão, prevenindo possíveis acidentes.

quando colocar o recem nascido no quarto sozinho

Itens de higiene longe do alcance do bebê 

Mantenha os itens de higiene escondidos e longe da criança, evitando acidentes do bebê ingerir e ter contato com os produtos químicos.

Conclusão

Depois de ter lido tudo, agora você sabe a idade ideal para o tirar o bebê do seu quarto, por volta de 1 ano de idade.

Muitas mamães se sentem até culpadas com esse processo de tirar o filho do seu quarto, mas saiba que é necessário para o desenvolvimento da criança. 

Além do mais, com as dicas que te dei você irá conseguir deixar o quarto do seu filho mais seguro, prevenindo possíveis acidentes.

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.