A fase que o bebê dorme no mesmo quarto dos pais pode ser muito difícil para alguns papais e mamães, pois não conseguem de fato ter uma boa noite de sono, não conseguindo descansar e nem conseguir ter privacidade.
Como mãe, essa fase também foi um pouco complicada para mim, então fui ao pediatra perguntar qual é a idade ideal para tirar o bebê do quarto dos pais.

No artigo de hoje vou te contar quando tirar o bebê do quarto dos pais e ainda vou dar algumas dicas de segurança para quando ele for para o próprio quarto, é só conferir abaixo!
Índice
Quando Tirar o Bebê do Quarto dos Pais?
Você pode começar o processo de retirar o bebê do seu quarto com 1 ano de idade, mas isso varia de acordo com a rotina de cada família.
Sabemos que o filho criar independência e dormir no seu próprio quarto é muito importante, afinal, não vemos a hora de dormir e descansar de verdade e ter mais intimidade com o nosso cônjuge.
Esse processo de tirar o bebê do quarto dos pais deve ser o mais confortável possível para seu filho, mantendo um ambiente agradável para ele.
Temos um artigo completo no nosso blog que mostra como ensinar o bebê a dormir sozinho e pode ser muito útil para você nesse momento de transição.
Até Quando o Bebê Deve Dormir com os Pais?
Os pediatras afirmam que a partir dos primeiros 6 meses o bebê deve começar a dormir no berço, ainda no quarto dos pais, e logo com 1 ano de idade se mudar para o seu quarto.
Isso deve ocorrer ainda cedo, pois esse processo é muito complicado para os filhos e quanto mais velho ele for, mais difícil isso será.
Por que os Filhos Não Devem Dormir com os Pais?

Além do fato de isso gerar um problema com o filho ficar mais velho e não querer dormir sozinho, existem outras questões.
O filho não querer dormir sozinho pode causar problemas para a evolução e o desenvolvimento da criança, podendo não desenvolver autonomia e também vários outros problemas de dependência dos pais.
Dicas de Como Manter o Bebê Seguro Dormindo Sozinho
Muitas mamães na fase de transição do quarto dos pais para o quarto do bebê se sentem inseguras em relação à segurança da criança.
Para garantirmos maior segurança do bebê, podemos utilizar alguns recursos e seguir algumas dicas também. Veja abaixo!
Grades ou telas na janela
Utilizar grades e telas na janela pode ajudar na proteção do quarto do bebê, evitando a entrada de bichos.
Usar protetores de quinas e tomadas
Usar protetores de quinas dos móveis e de tomadas evita acidentes graves com os bebês, por isso muitas mães indicam utilizar esses equipamentos.
Usar babá eletrônica
A babá eletrônica é um item de segurança fundamental para quem tem bebês em casa, podendo ser monitorados 24hrs durante o dia e a noite.
Cuidados com o berço ou a cama
É importante que o berço ou a cama que você irá comprar para o seu bebê tenha o selo de segurança do Inmetro, pois mostra que foi um produto testado.
Também é importante verificar se foi montado corretamente sem nenhuma peça solta ou se ele não está fixo no chão.
Além disso, é importante que o berço ou a cama tenha proteções laterais para que evite que o bebê caia no chão, prevenindo possíveis acidentes.

Itens de higiene longe do alcance do bebê
Mantenha os itens de higiene escondidos e longe da criança, evitando acidentes do bebê ingerir e ter contato com os produtos químicos.
Conclusão
Depois de ter lido tudo, agora você sabe a idade ideal para o tirar o bebê do seu quarto, por volta de 1 ano de idade.
Muitas mamães se sentem até culpadas com esse processo de tirar o filho do seu quarto, mas saiba que é necessário para o desenvolvimento da criança.
Além do mais, com as dicas que te dei você irá conseguir deixar o quarto do seu filho mais seguro, prevenindo possíveis acidentes.