Quantas Horas um Bebê Pode Ficar Com a Mesma Fralda? Guia

por

Uma dúvida que pode surgir entre os pais de primeira viagem, e é uma dúvida bem válida e importante, é: quantas horas um bebê pode ficar com a mesma fralda?

O ideal é trocar o bebê sempre que a fralda ficar suja, pouco tempo depois, na frequência que for necessária, de acordo com o ciclo do seu bebê.

Deixar o bebê longos períodos com a fralda suja pode ser prejudicial à sua saúde.

quantas horas um bebe pode ficar com a mesma fralda

Por isso, trouxe essa lista, após ver várias opiniões de especialistas e pais, já que cada situação e bebê é diferente, não podemos nos basear em um depoimento só.

Por isso, leia mais e veja o artigo completo!

Quantas Horas um Bebê Pode Ficar com a Mesma Fralda?

O ideal é trocar sempre que estiver sujo, limpando bem o bebê. Assim, você evita que o bebê tenha assaduras, irritações e outros problemas de saúde. 

Lembrando que, normalmente, o bebê não fica mais de 4 horas com a mesma fralda, mas essa quantidade de horas pode aumentar durante a noite, quando o bebê está dormindo.

Além disso, a troca da fralda com certa frequência também irá ajudar a evitar vazamentos, que é o pesadelo de qualquer pai e mãe.

Então, como saber que é hora de trocar a fralda?

Se a fralda está suja

Se você perceber a fralda cheia, sentir um cheiro ou ouvir um barulho indicativo de que a fralda está cheia, é ideal trocá-la não muito tempo depois.

Mas, ainda assim, você pode esperar uns poucos minutos para garantir que o bebê já terminou de fazer as suas necessidades fisiológicas.

Algumas fraldas também contam com um indicador, que geralmente são linhas pontilhadas que desaparecem após o bebê fazer o xixi.

Com esse indicador, você não terá mais dúvidas se a fralda está ou não cheia de xixi.

A média de horas que a maioria dos pais afirmou deixar o bebê no começo foi de 3 a 4 horas.

Qualidade da fralda

Algumas fraldas seguram melhor a umidade do que outras, permitindo um bebê mais sequinho e confortável.

Se o bebê estiver confortável e você não sentir que corre o risco de irritações ou assaduras, e o bebê não tiver nenhum machucado na área da fralda, você pode experimentar trocar um pouco mais tarde.

A verdade é que alguns bebês vão requerer trocas mais constantes enquanto outros vão conseguir aguentar mais tempo.

quanto tempo um bebê pode ficar com a mesma fralda

Assaduras acontecem, e não há problema, desde que não seja a todo tempo e sejam tratadas da maneira correta.

O importante aqui é verificar se a demora na troca está fazendo algum mal, se não estiver, você pode deixar um pouco mais de tempo, já que fraldas representam um grande custo.

E não se preocupe, uma fralda de qualidade não necessariamente precisa ser cara, existem diversas opções de fraldas baratas e boas.

Bebê desconfortável

Alguns bebês ficam muito desconfortáveis com a fralda suja, o que por consequência vai te fazer trocá-lo com maior frequência.

Você pode procurar fraldas que tenham uma melhor camada de absorção e que deixe o bebê mais sequinho.

Ou então adquirir uma pomada protetora, mas pode acontecer do bebê se incomodar com a fralda suja de qualquer jeito.

Mas não fique chateado com isso, pode ser um trabalho e um custo maior a princípio, mas bebês que se incomodam bastante com a fralda úmida costumam desfraldar mais rápido.

Fralda cheia

Se a fralda estiver cheia e pesada, não tem o que esperar mais, você deve trocá-la ainda que o bebê não esteja reclamando.

A fralda cheia não só será desconfortável, mas ficará pesada e diminuirá a mobilidade do bebê, fora a possibilidade de começar a ficar desajeitada e até cair.

Além disso, a fralda cheia possui grandes chances de vazar e fazer bastante sujeira.

Por isso, sempre que a fralda está cheia, não resta nada a não ser trocar o quanto antes.

Mau cheiro

Às vezes a fralda é de ótima qualidade, segura bem o xixi e ainda aguenta grandes quantidades permitindo um uso mais prolongado, sem fazer mal ao bebê.

Mas se o cheiro for forte, não adianta.

Um cheiro ruim vai incomodar e irritar o bebê, além de ser desagradável às demais pessoas ao redor.

Por isso, se tiver mau cheiro, troque a fralda.

Eu Devo Acordar o Bebê para Trocar a Fralda?

Se você conseguir trocar o bebê, sem acordá-lo, seria ideal trocá-lo quando a fralda estiver suja.

Mas se você por um acaso deixar a fralda a noite toda e ao tirá-la no dia seguinte de manhã, não se sinta mal.

Podem ocorrer vazamentos, principalmente no começo, mas o importante é o bebê não ter irritações, alergias e assaduras demasiadas.

Se você e o bebê conseguirem dormir a noite toda tranquilamente, e o bebê não tiver complicações nem vazamentos, é uma boa opção a se seguir.

Por mais que seja bom para o bebê estar com a fralda limpa, também é extremamente importante o sono tanto para o seu filho quanto para os pais.

Eu Devo Trocar a Fralda do Bebê Antes ou Depois da Amamentação?

Se o seu bebê costuma fazer suas necessidades logo após mamar ou durante a amamentação, o ideal é esperar para trocar a fralda depois.

Mas se você acha que a fralda não irá aguentar, você pode trocar antes e depois.

Se o seu bebê costuma sujar a fralda um tempo considerável depois, você pode trocar antes.

Porém, se você for amamentar e depois colocar o bebê para dormir, a recomendação é trocar a fralda depois, se o seu bebê não acordar para a troca.

Ou trocar no meio, antes de colocá-lo para dormir, se o seu bebê acordar para a troca.

quando trocar a fralda do bebê

Por exemplo, você dá de mamar, assim que você sentir que o seu filho sujou a fralda, você faz a troca e depois dá de mamar mais um pouco para ele ficar com sono novamente.

Considerações Finais

Após você ver as recomendações acima sobre o momento certo para trocar a fralda do seu filho, você vai se sentir mais confiante.

Não há uma verdade única, principalmente porque os bebês são muito diferentes, com diferentes tempos para fazer suas necessidades, diferentes quantidades e tudo mais.

Por isso sugerimos a troca quando estiver suja, para evitar assaduras na criança.

Ou se você quer evitar muitas trocas que possam não ser necessárias, quando estiver cheia, com mau cheiro ou quando estiver desconfortável para o bebê.

Outro fator super importante que mencionamos já que tem grande influência no assunto, é a qualidade da fralda. 

Algumas ficam cheias mais rápido, outras vazam mais rápido e algumas não conseguem manter o bebê sequinho por muito tempo.

Além disso, demos dicas sobre a troca de fralda durante a noite e perto do horário da amamentação.

Então, para encerrar este artigo, recomendamos a leitura dos artigos sobre as melhores fraldas e os melhores lenços umedecidos, para melhor higiene e conforto para o seu bebê.

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.