Quantos Meses o Bebê Pode Usar Shampoo? Guia 2022

por

Quando somos mães sabemos como é incrível a sensação de proximidade de mãe com bebê e é na hora do banho que esses momentos de proximidade acontecem.

Porém, nunca temos 100% de certeza sobre o que se pode fazer com o bebê recém-nascido na hora do banho, já que é um momento de muito cuidado e atenção com os perigos.

Quando tive o meu primeiro filho também tive muitas dúvidas sobre os produtos que ele poderia utilizar no banho, então eu fui em uma consulta na pediatra para esclarecer minhas dúvidas.

quantos meses o bebe pode usar shampoo

Por esse motivo, no artigo de hoje vim te explicar com quantos meses o bebê pode usar o shampoo, então leia até o final com atenção!

Quantos meses o bebê pode usar shampoo?

O banho do bebê é um momento muito delicado e que exige atenção e cuidados redobrados como na escolhas dos produtos, e um deles é a escolha do shampoo.

Muitas mamães cometem o erro de passar shampoo na cabeça dos bebês fora da classificação de idade, não sendo específico para bebês.

Os bebês, como sabemos, são muito sensíveis a produtos do dia a dia que não são feitos para eles, o que faz com que a mãe tome mais cuidados que o normal.

E a cabeça do bebê deve ser lavada apenas aos 2 meses, pois antes não é nem mesmo necessário o uso do shampoo.

Justamente por isso os bebês não podem utilizar shampoos para adultos, já que são mais fortes e próprios apenas para o couro cabeludo adulto.

Os bebês precisam de shampoo? 

Afinal os bebês precisam realmente utilizar o shampoo?

Algumas mães usam outros produtos para lavar o cabelo dos seus filhos como sabonete.

E isso gera dúvidas se os bebês precisam mesmo utilizar esses produtos.

devo usar shampoo em bebê

Os bebês recém nascidos não precisam usar shampoos, e como eu disse acima, é recomendado que eles sejam introduzidos a partir dos 2 meses.

Também caso você prefira não fazer uso do shampoo não possui nenhum problema e também pode acabar sendo melhor até mesmo pro seu bebê.

Até que idade pode usar shampoo de criança? 

Outra dúvida bem comum é até que idade deve ser utilizado o shampoo de criança.

Sentimos uma certa confiança a mais quando as crianças já são maiores, por isso já deixamos a utilização de shampoo liberada, pois afinal nessa idade já utilizamos cremes de cabelo e etc.

Os especialistas recomendam que você só pare de deixar seu filho utilizar shampoos infantis quando ele tiver 12 ou + anos.

Até os 12 deve ainda utilizar os shampoos infantis já que são feitos propriamente para a cabeça da criança.

E é muito importante pois assim, como foram feitos para crianças, a sua fórmula é feita para não agredir tanto o couro cabeludo, lidar com a pele sensível e não causar tanta alergia.

Sabonete ou shampoo para lavar o cabelo do bebe? 

Como eu disse lá em cima, algumas mães optam pelo uso de sabonetes invés do shampoo.

E isso gera dúvidas de qual é melhor ou se deve utilizar um e o outro não.

Na realidade os dois não possuem muitas diferenças, e você pode é claro escolher qual dos dois quer utilizar.

bebê recém nascido pode usar shampoo

É importante que você siga apenas algumas regras para a escolha do shampoo ou sabonete para lavar o cabelo do bebê, que são:

  • Faixa etária recomendada;
  • Ser neutro;
  • Não possuir químicos suspeitos como o ftalatos que é perigoso para o bebê;
  • Não resseque a pele do bebê;
  • Não provoque reações como queimação e ardência nos olhos.

Conclusão

Agora que você leu tudo o que te expliquei com bastante atenção, acredito que tenha conseguido entender mais sobre o uso do shampoo no bebê.

É importante ficar atento à faixa etária indicada no shampoo para comprar o ideal da idade do seu bebê.

Muitos responsáveis acham bobeira seguir a recomendação da faixa etária mas, tem que lembrar, que ele foi desenvolvido de acordo com as necessidades do bebê e que não há químicos que o prejudiquem.

E após ler este artigo te recomendo uma seleção dos melhores shampoos próprios para bebês da Mãe Experiente.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.