Recém Nascido Pode Usar Bebê Conforto? Guia Completo 2022

por

Há muitas dúvidas na maternidade, principalmente sobre bebês recém-nascidos.

E uma grande dúvida é: recém-nascido pode usar bebê conforto?

A resposta é: não só pode, como deve.

recem nascido pode usar bebe conforto

Como a maioria dos pais deve ter percebido ou irá perceber, nem todos os itens, inclusive os mais clássicos do enxoval, poderão ser usados desde o começo.

O bebê recém-nascido é bem frágil e sensível e ainda não possui algumas habilidades que os adultos já possuem, como conseguir levantar a cabeça e se equilibrar.

Mas no caso do bebê conforto, o item é essencial para a segurança do recém-nascido, ainda que devam ser observadas algumas restrições.

Então venha ler mais e se manter informada!

Recém-Nascido Pode Usar Bebê Conforto?

Sim. Inclusive é obrigatório o uso do bebê conforto para o transporte do bebê da maternidade à sua casa.

O bebê conforto serve para proteger o recém-nascido durante os passeios de carro.

Algumas mães instintivamente têm a vontade de levar o bebê no colo, já que você fica mais tranquila com o seu filhote nos braços.

Mas não pode! O transporte do recém-nascido deve ser feito exclusivamente no bebê conforto, no banco de trás, com o bebê virado com a cabeça para o banco da frente.

Isso porque o bebê ainda possui o corpo muito mole e sensível, e a cabeça é um pouco mais pesada comparada às outras partes do corpo do bebê.

Considerando as chances de possibilidade de um acidente, impacto, ou curva brusca, o bebê tem que estar seguro, no dispositivo feito especialmente para transportá-lo com maior segurança.

Se o bebê for pego sendo transportado fora do bebê conforto, o motorista pode ser multado.

recém nascido no bebê conforto

Por mais que você ache que o bebê estará seguro nos seus braços, em um acidente de trânsito ou uma freada repentina, o bebê conforto fornecerá uma segurança real ao bebê.

Apesar disso, o uso contínuo, por meia hora ou uma hora seguida, não é recomendado pelos especialistas, conforme veremos mais à frente.

Como Usar o Bebê Conforto?

O bebê conforto deve ser usado logo ao sair da maternidade, e para isso é importante testar o encaixe no carro, antes do aguardado dia de levar o bebê para casa.

O bebê deve ser colocado de costas para a frente do carro.

Ou seja, no banco de trás, você encaixa o bebê conforto em um dos bancos da ponta com o lado da cabeça do bebê virado para a parte de trás do banco da frente.

Com o bebê de frente para o banco de trás, tendo somente o banco como visão, você prende o bebê conforto com o cinto, conforme as instruções do fabricante.

Essa posição é imprescindível pois no caso de impacto, o bebê sentirá menos pressão e ficará mais protegido, ao contrário do que ocorreria se o bebê impacto estivesse de frente.

Nesse caso, se ocorresse um impacto, com o peso da cabeça do bebê sobre o corpinho, a pressão seria muito maior.

Então depois que já estiver preso, empurre o banco da frente até encostar no bebê conforto, garantindo maior suporte.

Enquanto uma pessoa dirige, outra deve ir atrás ao lado do bebê para ficar de olho em seus movimentos.

É essencial ter alguém ao lado do bebê, observando-o.

Evite viagens muito longas enquanto o bebê ainda não tem musculatura, estrutura e equilíbrio.

Como o bebê fica inclinado e com os movimentos restritos no bebê conforto, viagens maiores que 30 minutos podem resultar em uma dificuldade respiratória.

posso colocar recém nascido no bebê conforto

Por isso, faça paradas no mínimo de 1 hora em 1 hora quando o bebê estiver no bebê conforto.

Inclusive, alguns modelos de bebê conforto podem ser colocados no carrinho de bebê, desde que seja da maneira correta, para preservar a segurança da criança.

Quais Cuidados Tomar com o Bebê Conforto?

O primeiro cuidado é em relação ao tempo, pois conforme dito, muito tempo no bebê conforto pode causar dificuldade para o bebê respirar, e alterar o seu batimento cardíaco.

Por ser algo muito grave, é importante deixar o bebê por períodos curtos no bebê conforto, e jamais deixá-lo dormindo lá.

Outro cuidado a se tomar é evitar que o recém-nascido seja muito exposto ao sol durante o trajeto, já que a sua pele é sensível.

Por fim, jamais deixe o seu bebê dentro do bebê conforto apoiado em alguma superfície.

O bebê dentro do bebê conforto, que não estiver sendo transportado, deve ficar no chão.

Apesar de não possuírem muito equilíbrio, os bebês se mexem e podem fazer o bebê conforto cair se você deixá-lo em cima da cama ou de uma mesa.

E para garantir que seu filho fique confortável é importante consultar quais são as melhores marcas de bebê conforto para o seu bebê.

Considerações Finais

Agora você já viu que é essencial o bebê recém-nascido ser transportado no bebê conforto, inclusive na saída da maternidade.

Você também já sabe as restrições e os cuidados que deve tomar com o encaixe do bebê conforto, deixando o bebê sempre de costas para a frente do carro.

Além de não deixar no sol e não deixar o recém-nascido por muito tempo no bebê conforto.

Agora você só precisa comprar o melhor bebê conforto para o seu recém-nascido.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.